Prevsul

ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS
SIMULAÇÃO DE APOSENTADORIA
Existem duas opções para solicitar a simulação de aposentadora, online ou presencial. Através do site www.prevsul.rj.gov.br no Menu Benefícios/Simulação de Aposentadoria o próprio servidor poderá realizar o requerimento, onde o Setor de Concessão de Aposentadoria solicitará a ficha atual do servidor na Prefeitura e quando for finalizado, entrará em contato com o mesmo para combinar a entrega e sanar dúvidas, se houver. Na forma presencial, o servidor será atendido pelo Setor de Concessão de Aposentadoria e, em seguida, será aberto um processo para solicitação e após seguirá o mesmo trâmite do atendimento anterior.

SOLICITAÇÃO DE APOSENTADORIA
O servidor deverá comparecer na sede do Instituto de Previdência e solicitar o atendimento da Assessora de Previdência, onde receberá as explicações e informações necessárias a respeito da sua aposentadoria. Após, solicitará a abertura do Processo de Aposentadoria portando os documentos necessários (vide Menu Benefícios/Documentos para aposentadoria).

SOLICITAÇÃO DE PENSÃO POR MORTE
Os beneficiários deverão comparecer na sede do Instituto de Previdência e solicitar a abertura do Processo de Pensão por Morte portando os documentos necessários (vide Menu Benefícios/Documentos Para Pensão por Morte).

CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES CEDIDOS COM ÔNUS PARA O CESSIONÁRIO
Primeiramente o órgão cessionário, o qual o servidor estará atuando, deverá realizar contato com o Departamento Pessoal da Prefeitura de Paraíba do Sul solicitando o espelho do contra cheque do referido servidor estatutário, pois deverá repassar a contribuição previdenciária ao Instituto de Previdência de Paraíba do Sul. As contribuições devidas são: contribuição do segurado, contribuição patronal e contribuição suplementar. Recomendamos que, seja realizado o contato com o Instituto de Previdência para solicitar as guias mensalmente, que serão geradas com as alíquotas vigentes e com os respectivos vencimentos, através do telefone 24 2263-2616 ou email arrecadacao@prevsul.rj.gov.br.

CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES LICENCIADO SEM REMUNERAÇÃO
O servidor que estiver gozando de licença sem vencimentos poderá realizar contribuição previdenciária, durante o referido período, diretamente ao Instituto de Previdência, sendo as contribuições devidas: contribuição do segurado, contribuição patronal e contribuição suplementar. Para simulação, o servidor poderá solicitar atendimento presencial no Instituto ou solicitar o atendimento através do e-sic, disponível no site www.prevsul.rj.gov.br. Lembrando que, para iniciar os repasses, o Instituto deverá estar ciente e deverá gerar as guias pertinentes antes dos depósitos.

CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
A referida certidão poderá ser solicitada mediante abertura de Processo Administrativo na sede do Instituto, desde que já tenha sido publicado o Ato de Exoneração. Os documentos necessários para abertura do processo são: Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Inscrição PASEP e Comprovante de Residência.
EMISSÃO DE CONTRA CHEQUE E INFORME DE RENDIMENTOS O beneficiário poderá emitir através no site www.prevsul.rj.gov.br, desde que possua a matrícula e senha. Caso não possua as mesmas poderá solicitar pessoalmente na sede do Instituto ou a emissão dos informes necessários.

CENSO DE SERIVODRES PÚBLICOS MUNICIPAIS
Após o servidor tomar posse do cargo, mediante aprovação em concurso público, deverá comparecer no Instituto de Previdência para realização do censo. Os documentos necessários para o preenchimento do formulário do Censo são: CPF (servidor e dependentes), RG (servidor e dependentes), comprovante de residência, título de eleitor, certificado de reservista, carteira de trabalho, comprovante de Pasep/Pis e carteira do conselho regional (se possuir). O formulário encontra-se disponível no site www.prevsul.rj.gov.br no Menu Benefícios.

RECADASTRAMENTO APOSENTADOS E PENSIONISTAS
O Recadastramento é obrigatório no mês de aniversário do beneficiário, neste momento todos os dados cadastrais são atualizados. Sendo necessária a apresentação das cópias dos seguintes documentos no ato: CPF, RG, comprovante de residência e, em caso de aposentados se houver dependentes os documentos de identificação. Caso o beneficiário não possa comparecer na sede do Instituto, o mesmo poderá emitir o formulário no site www.prevsul.rj.gov.br no Menu Recursos Humanos, preencher o formulário, reconhecer a autenticidade em cartório e enviar pelos Correios, juntamente com as cópias dos documentos. Lembrando que, a não realização do recadastramento implicará na suspensão dos benefícios, até a devida regularização.

INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Os balancetes ficam disponíveis no Mural da sede do Instituto de Previdência e podem ser consultados pelos usuários. Além disso, o usuário poderá solicitar uma cópia ou realizar a consulta virtual dos arquivos através do site www.prevsul.rj.gov.br no Menu Informações Contábeis e Financeiras.

LICITAÇÕES
No site www.prevsul.rj.gov.br no Menu Licitações é possível ter acesso aos editais, mural de avisos, atas, extratos e contratos; sendo possível realizar os downloads dos arquivos necessários. Além disso, é possível solicitar uma cópia do documento de interesse na sede do Instituto.

SETOR DE PROTOCOLO
O Instituto de Previdência possui seu próprio Setor de Protocolo, localizado em sua sede, funcionando de 12h ás 18h, e para abertura de processos, não descritos anteriormente, é necessária a apresentação de CPF, RG, comprovante de residência e telefones de contato. Quando o processo for concluído, o servidor responsável realizará contato com o requerente para que compareça ao Instituto de Previdência para ter ciência do despacho final.
OBS: O Instituto de Previdência de Paraíba do Sul está localizado na Avenida Prefeito Bento Gonçalves Pereira, 583 – Palhas, Centro. Sendo o seu horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, no período de 12h ás 18h. Em caso dúvidas ou agendamento de atendimento prévio, realizar contato através do telefone 24 2263-2616 ou e-mail recepção@prevsul.rj.gov.br.

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